11/11/2020
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E-commerce

Como trabalhar com vendas online?

Principalmente no período da pandemia, o mercado de vendas online tem crescido exponencialmente. Por isso, muitas pessoas começaram a se interessar em como trabalhar com vendas online. Nós respondemos essa pergunta!

Como trabalhar com vendas online?

Cada vez mais as pessoas estão sendo atraídas por oportunidades de empreender em negócio online para ter uma vida mais próspera. A internet é um meio bastante atrativo, pois os custos para iniciar uma operação de vendas online são baixos. Além da possibilidade de vender produtos em que não é necessário investimento inicial (cursos em geral), a internet permite um crescimento exponencial de vendas online, se trabalhado corretamente.

A internet é um canal de promoção. Uma das formas de fazer com que o seu público alvo saiba da sua marca, produto e/ou serviço, e se comunique com a sua empresa. Ela possui algumas vantagens em relação a outros canais de promoção, por exemplo, as vendas online podem ser feita na hora e no mesmo canal, diferente da televisão em que só é possível promover o produto ou a marca e se o cliente quiser comprar, terá que utilizar outro canal para efetuar a transação. Deve-se levar em conta de que o cliente é exigente, e cada vez mais quer que as coisas sejam simples e fáceis de fazer. Outro benefício é a quantidade e qualidade das informações que a internet gera para as empresas, o que facilita tomar as decisões para as vendas online.

Mas então, como trabalhar com vendas online?

Traremos 4 modelos possíveis de como trabalhar com vendas online

Vendas online no Marketplace

O modelo de Marketplace consiste em um intermediário que, fornece uma infraestrutura de mercado, como um shopping ou, nesse caso, um site. Nele inclui uma comunidade de vendedores fazendo negócios dentro desta estrutura física ou virtual.

Ou seja, marketplace é definido como um modelo de negócios em cadeia que consiste em um fornecedor de infraestrutura, que contém o tráfego de pessoas, um varejista que tem os produtos vendidos dentro dessa infraestrutura e um fabricante que vende os produtos para o varejista.

Sendo assim, pesquisas nacionais e internacionais mostram que a variável preço não é considerado como fator determinante na decisão de compra do consumidor, pois os produtos anunciados na internet possuem preços semelhantes. Por isso, o consumidor valoriza outros atributos que envolvem o produto na hora da compra, tais como: alternativas de serviços logísticos e também comerciais.

Alguns exemplos de Marketplaces famosos: Amazon, Magazine Luiza, Mercado Livre e Lojas Americanas.

Vendas online no E-commerce

O e-commerce pode ser definido como um termo geral para o processo de compra e venda de produtos no meio eletrônico. Geralmente, são utilizadas lojas virtuais para fazer a transação ou facilitar a venda de produtos ou serviços na internet.

Posto essa definição, podemos dizer que todos os modelos de negócios apresentados aqui são e-commerce. No entanto, o foco aqui será em sites, ou lojas virtuais, isto é, a empresa possui um site e vende, ou revende, produtos ou serviços.

A criação de site pode ser um bom modelo de negócio pois ele possibilita o crescimento exponencial da empresa, podendo atingir milhares de pessoas dependendo do seu segmento e público alvo. Ele permite escalar o seu negócio (até para quem já possui uma loja física, oferecer os produtos online deve ser considerado o mais rápido possível), fazendo com que suas ofertas sejam entregues todo lugar que tiver uma conexão de internet.

É preciso tomar cuidado, pois, se a sua empresa oferece produtos para todo o Brasil, é preciso criar uma estrutura logística para que os produtos sejam entregues ao consumidor final de maneira satisfatória.

Vendas online nas Redes Sociais

Também é possível utilizar as redes sociais para as vendas online de produtos ou serviços. Para quem está começando a vender, as redes sociais podem ser uma excelente alternativa, pois não existe custo para oferecer os produtos nelas. Além disso, as redes sociais oferecem serviços de impulsionamento de propagandas do seu produto ou marca que são baratos e podem trazer grandes resultados quando feitos da maneira correta.

Além das ferramentas de impulsionamento, eles oferecem ferramentas de análise das campanhas feitas. Elas são excelentes, pois trazem diversos dados sobre o consumidor e sobre o desempenho das publicações, para tomar as melhores decisões e fazer mais vendas online. Por isso, é muito importante entender o que os dados mostram para tomar as decisões corretas e ter grandes resultados.

Dois pontos de atenção para as redes sociais é que, as compras não podem ser efetuadas diretamente nas redes sociais e que não é possível escalar seu negócio, pois os pedidos e atendimentos são feitos por pessoas e nós temos um limite de pessoas que podemos atender diariamente.

Com os sites, por exemplo, isso não acontece, pois não existe um atendimento no momento da compra do consumido (para produtos de baixo envolvimento). O cliente entra no site, escolhe o produto, compra e espera receber em casa. Portanto, é fundamental criar uma loja virtual quando o negócio começar a crescer.

Vendas online como Representante de Produtos Digitais (Afiliado)

No Brasil esse modelo de negócio é relativamente novo. Nesse modelo é possível ganhar dinheiro de duas formas depois de efetuar as vendas online, primeiro como autor dos produtos digitais, geralmente são aulas em vídeo, e como representante comercial desses produtos, mais conhecido como afiliado.

O produtor ou autor é quem desenvolve o produto. Além de criar o produto ele pode vender. Porém, ele pode fazer com que mais pessoas tenham acesso ao material que ele criou autorizando que outras pessoas também possam vender o produto criado em troca de uma comissão. Esses são os representantes comerciais ou afiliados.

Os afiliados têm a função de gerar tráfego em algum dos canais citados anteriormente e vender o produto digital para o público alvo. Uma parte do dinheiro feito com as vendas online vai para o afiliado e a outra parte para o produtor do conteúdo. Essa participação que o afiliado tem nas vendas online podem variar, chegando a 50% ou mais dependendo do produto.

As plataformas que oferecem esses conteúdos são: hotmart, eduzz, monetizze, udemy, entre outras.

A venda é caracterizada pela troca, por uma transação, e o marketing é a área do conhecimento que estuda a troca de valores, não só dos valores econômicos, mas isso é conversa pra outro texto. O ponto é, crie estratégias de marketing digital para que os consumidores vejam valor na sua oferta. Informar sobre o produto, tipo de produto, embalagens, tamanhos, dimensões e outras características ajudam o consumidor a tomar as decisões. Entenda mais sobre como o consumidor toma a decisão de comprar clicando aqui.

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