6/8/2021
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Marketing Digital

Como gerar leads B2B?

Você quer aprender a gerar leads B2B para o seu negócio mas não sabe como? Neste guia completo, falaremos sobre o que é um Lead B2B, como gerar e quais estratégias utilizar!

Como gerar leads B2B?

Leads B2B podem ser essenciais para a sua empresa crescer, porém você sabe como atrair esse tipo de lead? Se deseja saber o que é, quais são os benefícios e como gerar leads B2B, fique aqui e leia este artigo.

O que são os Leads B2B?

Existem dois tipos de leads: B2B e B2C.

Os leads B2C (business to consumer) são aqueles contatos interessados em sua marca, com um grande potencial de compra, é o relacionamento entre empresa e cliente.

Já o B2B (business to business) são os contatos entre empresas com empresas, sendo algo bem mais complexo. É bem mais complexo visto que é necessário que o seu produto ou serviço ofereça uma solução para aquela empresa interessada que os concorrentes não possuem.

“Porém o buraco é mais embaixo”, além de já ser difícil encontrar clientes empresariais em potencial, quando encontrar deve se deparar com alguns questionamentos, como por exemplo: qual é a melhor hora para realizar uma abordagem de venda? Quem irá aprovar a minha oferta, uma pessoa ou um comitê? porque o meu produto ou serviço é uma solução para esta empresa?

Como gerar leads B2B?

A geração de leads deve ser feita de acordo com as metas da sua empresa e com a capacidade da sua equipe de vendas de trabalhar com ferramentas de marketing digital.

As ferramentas de marketing digital são essenciais para a geração desse tipo de lead, principalmente a estratégia de inbound marketing.

Também é bom que os seus profissionais de marketing digital saibam como conduzir a empresa para este processo utilizando outras estratégias, como redes sociais e email marketing, que fazem total diferença para a geração de leads.

1. Planejamento

O planejamento e a análise de todos os fatores que podem contribuir ou atrapalhar a sua campanha é essencial.

Pensar em tudo, até mesmo qual é o tipo de empresa que a sua marca deseja], se é de pequeno, médio ou grande porte, qual deve ser o retorno mínimo que a empresa deve te dar, qual é o perfil da empresa, quem é o público alvo dela, tudo isso e muito mais.

Ter um bom planejamento faz com que a sua empresa tenha um grande diferencial na hora de tomar decisões, não deixando que erros possam ocorrer.

2. Redes Sociais

As redes sociais estão crescendo cada vez mais e tenho certeza que os números de usuários só irão aumentar.

Elas estão sendo um grande diferencial para uma empresa, pois são ótimas para o marketing digital, além de possuir diversos usuários cadastrados, têm pessoas diversas pessoas cadastradas, o que faz com que encontrar o seu público alvo seja extremamente fácil.

E com as empresas não é diferente, se você publicar conteúdos de qualidade, mostrando que os seus produtos e serviços podem fazer a diferença, a chance de gerar um lead B2B é muito grande.

Algumas mídias sociais que você pode utilizar:

  • Facebook
  • Instagram
  • Whatsapp
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Twitter

3. Eventos

Um evento é uma ideia muito boa para gerar leads B2B e com a ajuda de algumas ferramentas de marketing digital, você consegue gerar muitos leads.

Primeiramente utilize o Email Marketing para comunicar as pessoas sobre o seu evento. No e-mail você pode enviar qualquer tipo de mensagem, seja um convite ou até alguma informação sobre a marca.

Uma dica é deixar botões de CTA (call to action) cm informações adicionais, seja sobre o evento ou até mesmo sobre a marca.

No evento, você pode deixar alguns notebooks abertos com páginas de landing pages, para que assim as pessoas já preencham um formulário, captando leads de diversas formas.

E quando o evento terminar, utilize todas as informações conseguidas para começar a nutrir os seus futuros clientes.

Uma boa oportunidade desse tipo de evento é que você pode gerar tanto leads B2B quanto B2C.

Uma dica relacionada a email marketing: não compre listas de e-mails. Além de ser crime, pode construir uma péssima reputação para a sua marca.

4. Tenha uma boa presença em sites de avaliações

Esse passo também é muito bom, pois com uma boa presença em sites de avaliações, as chances de encontrar clientes empresariais é grande.

Isso se dá em virtude de muitas empresas analisarem esses sites para encontrar perfis adequados para fechar negócios, fazendo diversas comparações.

Levando em consideração que o poder desses sites é enorme, se você não tiver uma boa avaliação, poderá perder até clientes que já conhecem os seus produtos e serviços e o seu processo de vendas.

5. Bate papo ao vivo

Fazer bate papos ao vivo pode mudar o jeito de clientes empresariais verem sua empresa.

Você pode utilizar o bate papo ao vivo como meio de tirar dúvidas de clientes, como forma de anunciar novas atualizações sobre a marca, entre outros.

6. Inbound Marketing

O Inbound marketing é um dos passos mais essenciais para gerar leads B2B e, por isso, não pode ser deixado de lado de jeito nenhum.

O inbound marketing ou marketing de conteúdo, trabalha de forma a atrair pessoas para seu blog ou página de forma totalmente orgânica.

Uma grande facilidade que o inbound marketing oferece, é que as pessoas encontram a sua página com mais facilidade por meio da utilização de palavras chaves que, ao serem utilizadas, fazem com que sua página apareça nos primeiros resultados de buscas.

Uma dica: quando uma pessoa chegar ao seu blog ou site, ofereça a ela um material para que ela fique mais interessada e preencha a sua landing page, logo depois do preenchimento, devolva como agradecimento um ebook ou algo do tipo. E então comece a nutrir esse lead para que ele feche futuros negócios com a sua marca.

Essas foram algumas dicas para gerar leads B2B, mas não se esqueça de estudar estratégias de marketing digital para que o sucesso da sua marca seja breve.

Um grande diferencial de empresas são as que possuem uma boa análise do funil de vendas, pois se algo estiver errado ou muito demorado, pode fazer com que perca muitos leads em potencial. Portanto analise o seu processo do funil de vendas, para que tenha uma melhoria no processo de compra dos leads.

Esperamos que com todas essas dicas, as informações tenham ficado mais alinhadas e, principalmente, que você comece a investir na sua empresa para gerar diversos leads B2B.

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