29/10/2020
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Marketing Digital

Como gerar leads?

A internet tem se expandido cada vez mais, e, com isso, os potenciais clientes para o seu negócio também. Nós preparamos um conteúdo específico sobre como gerar leads para que você entenda a importância do processo.

Como gerar leads?

É extremamente importante aprender como gerar leads nos dias de hoje. Com um mercado cada vez mais competitivo, continuar crescendo e saber como gerar leads novos tem sido cada vez mais difícil, principalmente para as pequenas e médias empresas. Então, se você quer que seu negócio cresça, você precisa saber como gerar leads, pois, um dos elementos principais para o crescimento de uma empresa e ter acesso à diversas oportunidades de vendas.

Um lead nada mais é do que uma pessoa ou negócio (se você vende para outras empresas) que possui algum interesse em comprar seu produto ou serviço. Ou seja, novos leads são novos potenciais clientes.

Veja abaixo algumas dicas de Inbound Marketing que podem ajudar a gerar mais potenciais clientes para o seu negócio. Aprenda agora como gerar leads!

Conheça seu público-alvo

Como gerar leads através do Público-Alvo?

Antes de dizer como gerar leads é necessário explicar o porquê segmentar o mercado, pois, todas as estratégias a seguir pressupõem que o Público-alvo correto está sendo atingido.

Partimos do pressuposto de que nem todas as pessoas tem a mesma necessidade e os mesmos desejos, portanto, é necessário segmentar o mercado. A segmentação pode ser feita através de algumas variáveis, tais como: demográfica (lugar onde vivem, idade, sexo, etc.), psicográficas (estudo do estilo de vida, atividades, interesses, etc.) e comportamentais.

Após identificar os segmentos de mercado, é preciso decidir qual dos segmentos é mais atrativo e então definir o público-alvo. Para cada público-alvo identificado, deve-se ter uma oferta que atenda melhor cada necessidade específica.

Dito isso, o primeiro passo de como gerar leads é identificar quem é o seu público-alvo. Afinal, você só consegue alcançar e vender para o seu cliente ideal se você souber exatamente quem ele é, onde ele vive, o que ele gosta de fazer, quanto ele ganha e qual a personalidade dele

Produza conteúdos relevantes

Como gerar leads com produção de conteúdo?

Depois que o consumidor identifica uma necessidade ele busca informações sobre produtos e serviços que podem satisfazer essa necessidade. A necessidade nada mais é que o grau de discrepância entre o estado atual e o estado desejado. Sabendo disso, criar conteúdos relevantes para o seu público-alvo é um passo extremamente importante de como gerar leads para o seu negócio, pois, para ter acesso aos conteúdos, o consumidor deve dar seus dados de contato, como e-mail e telefone, em troca do acesso.

Você pode criar artigos informativos e e-books (são conteúdos produzidos em formato de livro/artigo digital, geralmente feitos em PDF. São excelentes na geração de leads, quando o conteúdo é relevante para o público-alvo), vídeos (por se tratar de um conteúdo que não gera esforço para quem está assistindo, é uma excelente maneira de levar informação e muito atrativa para o consumidor), podcasts (é um conteúdo passado através de áudio e, assim como o vídeo, não gera esforço para quem está consumindo. Além disso, o consumidor pode ouvir a qualquer momento do dia), webinars (vídeos ao vivo para transmitir conteúdos específicos. Podem ser feitos no Instagram, Facebook, Youtube ou alguma outra plataforma que permite transmissões ao vivo), planilhas (geralmente é utilizado o Excel, é uma ferramenta muito útil quando se trata de gestão, controle de vendas, controle de caixa, checklist, etc.)

Gere uma oferta irresistível

Como gerar leads utilizando Cupons de desconto?

Os cupons de desconto podem ser uma excelente alternativa para ter acesso aos dados de contato do seu potencial cliente. Dependendo do segmento da empresa, esse tipo de promoção pode gerar uma grande base de leads.

No entanto, ao utilizar a terceira maneira de como gerar leads, é necessário tomar cuidado, pois os clientes podem consumir os produtos e serviços somente quando a empresa fizer promoções. Para evitar esse problema, a empresa tem que fazer esse tipo de promoção ocorra poucas vezes e/ou segmentar a promoção, como por exemplo, cupom de desconto somente para a clientes novos ou primeira compra.

O objetivo é fazer com que os cupons de desconto não se tornem uma coisa comum no negócio.

Utilize mídia paga

Como gerar leads utilizando mídia paga?

Invista em Facebook Ads, Google Ads, Instagram Ads e/ou LinkedIn Ads para impulsionar suas ações e campanhas para gerar leads e melhore seus resultados. Essa estratégia de como gerar leads deve ser utilizada por todas as empresas, mesmo que o orçamento seja baixo, pois, se feita da maneira correta, pode gerar grandes resultados.

Quando se trata de como gerar leads a mídia paga é excelente, pois essas ferramentas potencializam a capacidade da sua empresa de atingir mais clientes em potencial. Os algoritmos dessas ferramentas conseguem identificar o perfil de cada indivíduo e entregar para ele a sua mensagem, campanha, conteúdo.

Para melhorar o desempenho das ações, é importante verificar quais dessas redes sociais o seu público-alvo mais consome. Por exemplo, não faz sentido uma confeitaria anunciar seus bolos no LinkedIn, pois essa rede social é utilizada para falar de negócios, carreiras e assuntos parecidos. Como gerar leads sem atingir seu público-alvo?

Além disso, faça mais de uma campanha para o mesmo objetivo e veja qual delas performa melhor. O Teste A B nos permite identificar qual das ações tem o melhor desempenho mudando uma variável na composição da campanha. Utilizando o mesmo exemplo da confeitaria, fazer 2 campanhas com a mesma mensagem, mas imagens diferentes. No exemplo, a variável manipulada foi a imagem. Aquela que obtiver o melhor resultado, continua rodando.

Utiliza o funil de vendas

Como gerar leads através do funil de vendas?

O Funil de vendas é um modelo estratégico, muito utilizado, separado em etapas ou estágios. Ele é estruturado de uma maneira visual e de fácil compreensão. Os estágios são:

  • Aprendizado/Descoberta da marca ou produto
  • Reconhecimento do Problema
  • Consideração da Decisão
  • Decisão de Compra

Você também pode ouvir alguém falando como topo de funil, meio de funil e fundo de funil. O importante é perceber que você precisa fazer com que o consumidor avance no seu funil até chegar à Decisão de Compra (ou fundo de funil) e, para que isso aconteça, é necessário produzir diferentes tipos de conteúdo para cada estágio. Lembre-se, a necessidade de informação para cada etapa do funil é diferente. Essa estratégia faz com que sua base de clientes aumente e, além disso, faz com que mais clientes evoluam pelo seu funil e, consequentemente, seu negócio terá melhores resultados.

Link Building

Como gerar leads utilizando Link Building?

Como mencionado no artigo “Como aparecer na primeira página do Google”, o Link Building é uma estratégia que trabalha com referências para aumentar a autoridade do site perante o Google. Você pode ganhar autoridade através de backlinks externos e internos, Trocas de backlinks, produção de conteúdos de qualidade e referências no seu site. Para saber mais sobre cada etapa, clique aqui.

Call to Action - CTA

Como gerar leads com o Call to Action (CTA)?

O objetivo de toda a produção de conteúdo é, além de gerar valor para o público-alvo, ter acesso aos dados de contato para que a sua empresa possa ligar, mandar mensagens e/ou e-mail e efetuar a venda no futuro. Por isso, é imprescindível ter um call to action (CTA) ao final dos conteúdos produzidos, seja para o cliente ter acesso a mais uma parte do conteúdo, seja para ter acesso a um outro conteúdo semelhante, seja para levar o potencial cliente a uma landing page para que ele preencha o cadastro e ter acesso a mais conteúdo ou seja para que o potencial cliente compre o produto ou serviço.

Também, é necessário deixar os formulários sempre à vista, pois é através do preenchimento dos formulários que você identifica um potencial cliente, ou seja, é através do cadastro que um visitante se torna um lead. Então, para que isso ocorra, é preciso deixar o formulário bem posicionado no site e deixar claro quais os campos e informações devem ser preenchidos. Essa é uma das estratégias mais importantes de como gerar leads.

SEO – Search Engine Optimization

Como gerar leads com SEO?

Outra ferramenta utilizada de como gerar leads extremamente eficaz é o SEO. SEO é um conjunto de ações, técnicas e estratégia de marketing digital que tem como objetivo posicionar uma página, site ou blog nos primeiros resultados de pesquisa orgânica dos mecanismos de busca. O mais conhecido é o Google. Além disso, o SEO pode ajudar a aumentar o tráfego e melhorar o desempenho da página.

O SEO pode ser dividido em 3 grupos:

  • SEO ON-PAGE

O mecanismo de busca analisa estruturas relacionadas a construção e desempenho do site. Sendo assim, ele analisa a qualidade da HTML do site, tempo de carregamento, experiência do usuário, segurança do site, estrutura de heading tags (H1, H2, H3).

Também, o mecanismo analisa a qualidade dos conteúdos da página, utilização de palavras-chave, palavras-chave relacionadas, otimização de URL e links internos.

  • SEO OFF-PAGE

Está relacionado com o que acontece fora da sua página. Geralmente está relacionado a link buildings, que foi explicado anteriormente. Mas, existe outro fator que influencia nos resultados de busca do site. É a presença de marca.

O que pode influenciar a presença de marca é:

  • Menções à marca, sem links, em sites
  • Presença consolidada no Youtube
  • Avaliação positiva dos usuários do Google
  • Fãs engajados nas redes sociais

Trabalhar as melhores práticas de SEO pode ajudar a atrair mais visitantes para a sua página, visto que o objetivo é fazer com que seu site esteja nos primeiros links dos mecanismos de busca.

Landing Pages

Você sabe o que é uma Landing Page e como gerar leads com ela?

O objetivo de como gerar leads pode ser alcançado quando se tem uma boa página de conversão.

Landing Page é uma página, onde o seu principal objetivo é a conversão. Todos os elementos da página, como textos, vídeos, cores, botões são pensados para que o visitante se torne um lead, um lead em uma oportunidade e uma oportunidade em venda. Ou seja, o objetivo é fazer com que o potencial cliente avance no funil de vendas.

Um dos elementos principais da Landing Page é o, já mencionado no artigo, Call to Action. Todos os outros elementos da página tentam direcionar o potencial cliente aos botões de call to action, para que a conversão seja efetuada.

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