6/8/2021
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E-commerce

Guia completo: Como fazer um e-commerce?

Você quer abrir um e-commerce mas não sabe como fazê-lo? Vem com a gente nesse guia completo sobre como fazer um e-commerce!

Guia completo: Como fazer um e-commerce?

No momento atual em que vivemos muitas pessoas sonham em ter o seu próprio negócio e o e-commerce veio para ajudar essas pessoas. É uma plataforma que pode ser facilmente manuseada e que gera lucros absurdos.

Neste artigo você verá o que é um e-commerce, quais são seus benefícios, como funciona como fazer um e-commerce e o passo a passo para abrir uma loja virtual

O que é um e-commerce?

Um e-commerce ou mercado eletrônico, como o nome já diz, é um mercado virtual, onde são feitas somente vendas pela internet, que são realizadas por uma empresa ou revendedor, por meio de alguma plataforma própria, canais na web, sites, redes sociais, etc.

Porém não é tão fácil assim, é necessário que você aprofunde seu conhecimento, estude estratégias de marketing digital, aprenda os tipos de vendas e como criar uma loja virtual.

Com a pandemia do Covid-19 o comércio eletrônico cresceu muito, pois foi necessário que as pessoas ficassem em casa, então começaram a conhecer mais ainda a digitalização dos mercados, fazendo com que o e-commerce aumentasse imensamente o seu faturamento.

E isso não está previsto para mudar muito, a expectativa é que cada vez mais comecem a surgir mais mercados eletrônicos, para que assim possam suprir as necessidades dos consumidores.

Contudo não se engane o e-commerce pode ser inserido tanto em lojas físicas, tanto em lojas virtuais, esse é bom deste tipo de mercado, pois ele é totalmente versátil, ele pode atingir todos os tipos de empresas de todos os tipos de nichos.

Como funciona um e-commerce

Como já citado à cima, o e-commerce é responsável por compras e vendas por meio da internet.

Então um consumidor navega por meio das plataformas digitais, buscando produtos ou serviços, escolhe um item desejado e efetua a compra. Entretanto a empresa passa por um processo muito mais complicado, ela começa colocando imagens de seus produtos, junto com a descrição de tal.

Logo depois, liberam a escolha das formas de pagamento, podendo ser cartão de crédito, débito, boleto bancário, entre outros.

E então o produto é liberado para compra na plataforma, passando por uma série de princípios de logística, para que o produto chegue até a casa do cliente.

Algumas vantagens e desvantagens do mercado eletrônico

O e-commerce possui muitas vantagens em relação às lojas físicas, algumas delas são:

1. Tem gastos muito menores

Como esse tipo de comércio é digital, os gastos são bem menores, pois o gasto com aluguel da loja, salário, comissão de vendedores, são muito baixos.

2. É bem mais prático para o consumidor do que uma loja física

O e-commerce é bem mais prático por várias razões, o cliente tem mais facilidade em escolher o produto, pode ficar analisando produto por produto sem ter que pedir a um funcionário que pegue para ela; o consumidor não precisa gastar dinheiro para se locomover até a loja, é bem mais fácil de comparar um preço com o outro, entre outros.

3. É possível comprar a qualquer hora

Com o e-commerce é possível que o cliente compre a qualquer momento do dia, a qualquer momento mesmo, é possível realizar compras até de madrugada, algo que em uma loja física não é possível.

O mercado eletrônico possui poucas desvantagens, que podem ser facilmente corrigidas se você quiser realmente alcançar o sucesso.

1- Tempo de entrega

O tempo para receber o produto em um e-commerce é bem mais demorado do que o consumidor ir a uma loja física e retirar na hora. Porém é algo que deve ser facilmente entendido e corrigido, pois o cliente sabe que deve demorar alguns dias para chegar o produto. Entretanto o erro de muitas empresas é a falta de organização na logística, que faz com que os produtos demorem muito mais tempo do que o esperado.

2- A falta de segurança

Um dos principais fatores que fazem com que muitos clientes não comprem digitalmente é a falta de segurança. Porém esse erro, não tem como você corrigir sozinho, é necessário que o conserto seja geral, pois as pessoas param de confiar nas plataformas e nas entregas dos produtos, pois muitas vezes ocorrem golpes de roubo de informações e muitas vezes os produtos comprados nem chegam.

Passo a passo de como criar um e-commerce

Abrir uma loja virtual pode parecer fácil, mas é necessário, que você entenda os modelos de negócios e tenha uma boa estratégia de marketing digital, para que assim você comece a colocar em prática o seu mercado eletrônico.

Passo 1 - Defina o seu produto e seu público alvo

Essa etapa é essencial para montar o seu próprio negócio, você só será capaz de montar uma loja com essas definições, pois se você não souber quem é o seu público alvo, não ter um produto certo e não ter uma boa estratégia de marketing digital é de extrema certeza que vai dar errado.

Passo 2 - Crie um site e escolha uma boa plataforma

Esse passo é fundamental para a criação do seu negócio, é necessário que você entenda que um e-commerce precisa ser atraente e funcional.

Compre um domínio para sua empresa, por exemplo: digitalizenow.com.br

E logo em seguida escolha a sua plataforma, algumas conhecidas no mercado são:

  • Tray
  • Loja integrada
  • Nuvemshop

Para utilizar uma plataforma, é só escolher um plano acessível e começar a usar

Passo 3 - Faça a programação da forma de pagamento

O sistema de cobrança tem que ser a parte mais segura para o cliente, pois eles colocam todos os dados pessoais lá.

Então é possível contratar empresas que fazem o processamento de pagamentos, como:

  • Picpay
  • PayPal
  • PagSeguro

As empresas recebem os dados e fazem o processamento de pagamento, logo depois o valor cai em sua conta.

Passo 4- Logística de entrega

A logística é importantíssima para um e-commerce, pois se você estiver bem organizado com suas tarefas, irá ganhar muitos pontos de confiança dos consumidores.

A logística é uma das partes mais importantes, pois nela é onde o pedido é recebido, embalado e despachado até chegar à casa do cliente, ao fazer esse processo muito bem, mais pessoas compraram com você, pois todo mundo gosta de receber rapidamente e corretamente os produtos, então tenha organização neste passo, para se dar bem.

Passo 5 - Invista em atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente é necessário, para que os consumidores possam dar o feedback sobre o seu produto ou serviço, podendo fazer reclamações que podem até melhorar o seu negócio, pois assim você saberá o que tem de errado, investindo o seu tempo para arrumar aquilo.

Bom, essas foram algumas dicas de como abrir um e-commerce, utilize essas idéias, coloque em prática e faça sucesso com o seu mercado eletrônico.

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