19/7/2021
|
SEO

Como deixar meu blog na primeira página do Google?

Quer entender mais sobre como funciona o índice do Google e como ele escolhe links para colocá-los nos primeiros itens da primeira página? Vem com a gente nesse guia completo!

Como deixar meu blog na primeira página do Google?

Ter um blog é um ótimo recurso para qualquer tipo de empresa, sejam elas pequenas, médias ou grandes visto que um blog pode mudar o jeito de os seus clientes enxergarem a sua marca.

Você, que possui um blog ou quer criar um e deseja saber como fazer para ele se destacar entre os primeiros nos resultados de busca, venha conosco pois queremos sanar as suas dúvidas!

O que é um blog?

O blog é uma evolução do diário, criado para que qualquer tipo de pessoa pudesse contar sobre a sua vida. Basicamente ele é um diário virtual.

Blog vem da palavra weblog, que quer dizer diário virtual, mas com o passar do tempo, com tantas variações na pronúncia da palavra, ficou somente blog.

Com o tempo, críticas foram surgindo para alguns escritores, então, escrever em um blog, começou a ser algo bem mais qualificado e requisitado.

E com o avanço tecnológico muitas empresas foram aderindo à utilização dos blogs para fazer atualizações rápidas e frequentes, o que possibilitou criar um melhor relacionamento com os clientes da marca.

Então se você tem um blog, invista nele, pois além de ser gratuito, pode influenciar muito no sucesso da sua empresa.

Possíveis formatos e tipos de blog posts

Um blog post pode ter diversos formatos, sejam eles textos, áudios, imagens, vídeos, infográficos e até mesmo apresentações de slides, o que pode te ajudar, na hora de realizar publicações, pois com tantas variações encontrar o gosto do seu público alvo é muito fácil.

E também existem diversos tipos de blog posts que você pode fazer, sejam eles: listas, atualizações, novidades, tutoriais, entre muitos outros.

Como fazer para o seu blog estar melhor posicionado e aparecer nas primeiras páginas do Google

O Google é uma ferramenta essencial para qualquer empresa atualmente, pois além de ser a maior rede de pesquisas do mundo, possui milhares de recursos para o seu negócio.

Se você souber utilizar as métricas que a plataforma te oferece, a chance de fracasso é muito baixa.

Estratégia de otimizações

Então se você quer fazer com que seu blog esteja melhor posicionado e apareça nas primeiras páginas dos resultados de busca, você deve entender estratégias de marketing digital e utilizar ferramentas para que tenha cada vez mais resultados positivos.

Então te mostraremos alguns passos que podem colocar o seu site na primeira página do Google.

Passo 1: Estratégia de SEO (Search Engine Optimization)

A estratégia de SEO é essencial para fazer este trabalho, ela faz a utilização de palavras-chave para otimizar o seu blog.

O que funciona muito bem, pois as palavras que você utiliza são relacionadas com os principais resultados. Portanto otimizar o seu blog é fundamental.

Passo 2: Utilize meta description

A meta description é o pequeno texto que aparece embaixo da URL da página, fazendo com que as pessoas entendam do que se trata o site e chama mais atenção.

A meta description é ótima para gerar interesse na pessoa que procura algo relacionado. Se você usar a melhor parte do texto, a mais atrativa, com certeza irá ganhar muitos cliques.

Passo 3: Produção de conteúdo

A produção de conteúdo é essencial para ter um blog ou para começar um blog que já possua conteúdos de qualidade prontos para publicar.

Até porque um blog é uma plataforma de atualizações frequentes, então se você demorar para publicar conteúdos, muitas pessoas provavelmente deixarão de acompanhar. Contudo não adianta produzir por produzir. É necessário que seja algo bem elaborado, que chame a atenção das pessoas, visto que a atração é o básico do marketing digital.

Passo 4: Utilize ferramentas gratuitas ou que darão um lucro maior do que os gastos

Esse é um passo muito importante para empresas que estão iniciando, pois muitas vezes não possuem muito dinheiro de investimento, então utilizar ferramentas baratas ou gratuitas é primordial.

Uma ferramenta que não pode deixar de ser utilizada por nenhuma empresa, são as redes sociais. Elas estão crescendo cada vez mais, e só vão aumentar o número dos milhões e milhões de cadastros efetuados.

Existem muitos tipos de redes sociais e também muitas pessoas diferentes utilizando, o que é ótimo para encontrar o seu público alvo.

As mídias sociais, além de serem gratuitas, possuem uma boa área de publicação, com taxas de visualizações altíssimas.

Algumas que você pode e deve utilizar são:

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Whatsapp
  • Twitter
  • LinkedIn

Existe outra ferramenta de marketing digital que o próprio Google oferece: o Google Ads.

É uma ferramenta incrível, que faz total diferença para o seu blog. Ela funciona com links patrocinados que aparecem em páginas relacionadas com as palavras-chave escolhidas. Então quando a taxa de cliques chegar ao valor exato de investimento, os links desaparecem.

É uma ótima estratégia, pois você só gasta se obter o retorno do valor investido, gerando muitos leads para o seu site.

Passo 5 - Link Building

Essa estratégia chegou para revolucionar o mercado digital, pois ela faz com que outros blogs ou sites direcionem os clientes para o seu blog.

De um modo mais básico, é como se fosse uma ajuda, outros sites direcionam os leitores para o seu blog, fazendo com que você tenha uma boa geração de leads com isso.

E se um site grande e renomado te indicar, o Google vai ver aquilo e possivelmente vai aumentar a sua classificação para as pessoas.

Passo 6 - Tenha a resposta para as perguntas

Se você parar para pensar, na grande maioria das vezes, quando buscamos algo no Google, é porque estamos com algum tipo de dúvida.

Então você deve ter em mente quais são as possíveis perguntas que eles buscaram e entregue a resposta de um modo muito atraente. Desse modo você aumenta a frequência das pessoas em seu blog, fazendo com que ele se posicione nos primeiros resultados de pesquisa.

Passo 7 - Tenha um título atrativo

Como eu dissemos, a atração é tudo para o marketing digital, então saiba como chamar a atenção das pessoas pelo título.

Por isso, se o seu objetivo for deixar o seu blog na primeira página do Google e você de fato aplicar as dicas contidas nesse artigo nas suas estratégias, as chances de você obter resultados satisfatórios para a sua empresa são altíssimas.

SOBRE NÓS

A Digitalize Now é uma startup de Marketing Digital para pequenas empresas. Viemos trazer o mundo digital para aqueles que precisam dele, sem gastar muito.

SAIBA MAIS
SIGA-NOS
POSTS RELACIONADOS
Ainda não temos posts relacionados à esse tema!

Quer fazer uma avaliação gratuita da sua empresa?

Muito obrigado! Em breve, entraremos em contato com você.
Oops! Something went wrong while submitting the form.