19/11/2020
|
SEO

Como criar um blog?

Nesse conteúdo, trouxemos a pergunta tão questionada: como criar um blog? Conheça os principais fatores e até um passo-a-passo auxiliar!

Como criar um blog?

Muitos de vocês devem estar aplicando algumas estratégias de Inbound Marketing dentro do Marketing Digital ou estão querendo começar a pôr em prática as atividades de marketing digital e perceberam que ter um blog é fundamental para que a estratégia dê certo e que você consiga atrair mais pessoas para a sua página e, consequentemente, gerar mais leads.

De fato, você está certo, um blog faz parte de boa e sólida estratégia de marketing digital, pois ele permite a criação e o compartilhamento de conteúdo de qualidade para o seu público-alvo que tem um interesse genuíno em consumi-lo. Além disso, o conteúdo, com palavras-chave corretas, tem um papel fundamental para que os mecanismos de busca identifiquem o assunto do seu blog e o posicione em um dos primeiros links do Google, por exemplo.

Esse post vai te mostrar como criar um blog e, logo após, como a importância do blog na sua estratégia de marketing digital.

Lembre-se que o blog não deve ser o seu único canal de promover os conteúdos, você pode fazer a divulgação dos conteúdos através das redes sociais. Podem ser posts que levem até o seu blog ou mesmo dentro da rede social.

Escolha uma Plataforma Para Criar Seu Blog – Como criar um blog

Antes de mais nada, é necessário escolher a plataforma que vai utilizar para criar seu blog. Existem diversas plataformas de criação de site no mercado. Essas plataformas são conhecidas como CMS (Content Managment System, ou, em português, Sistema de Gerenciamento de Conteúdo).

O CMS é a estrutura que faz com que seu blog funcione. O programa que cria as páginas do seu blog, gera os links, permite que você gerencie todo o seu blog, faça posts, comentários e tudo o que você puder.

Bem, como mencionamos anteriormente, existem diversos CMS disponíveis no mercado, no entanto, recomendamos o WordPress, pois o WordPress é o CMS mais utilizado no mundo, portanto, existem diversos programadores que desenvolvem ferramentas para deixar a criação mais intuitiva sem que você precise saber programação. Você pode escolher um deles, ou pesquisar outros se necessário.

WordPress – Como criar um blog

Quando falamos de como criar um blog, temos que começar por ele. O mais famoso e mais usado CMS do mundo!

Há quem diga que o WordPress não de fato um CMS e sim uma plataforma de blogs e sites, mas não é isso que viemos discutir aqui. O fato é que o WordPress, por ser uma plataforma open-source, permitiu que diversos desenvolvedores criassem ferramentas que facilitassem a criação, o uso e o gerenciamento por parte do “criador” do blog ou site.

Quando foi inventado há anos atrás, ele era utilizado somente para fazer blog, mas evoluiu bastante e é possível até criar e-commerces dentro dele.

Tudo isso só foi possível porque os programadores criaram milhões de plugins, extensões e temas desenvolvidos para o WordPress.

Ele também permite que você hospedar seu blog criado em wordpress no servidor que você preferir. Não é obrigatório hospedar seu site no servidor do wordpress.

Instale o WordPress e comece já a desenvolver seu blog.

Wix – Como criar um blog

Também, quando falamos de como criar um blog, não podemos deixar de falar do Wix. Quem aí nunca viu uma propaganda do Wix no Youtube? O Wix é uma plataforma de criação de site que tem ficado famosa por conta de sua interface amigável e, claro, o investimento em propaganda que vem fazendo.

Ela nasceu em 2006. Se compararmos com seus concorrentes, entrou tarde no mercado.

Fornecedor de hospedagem – Como criar um blog

Assim como existem diversos CMSs no mercado, existem diversos hosts (fornecedores de hospedagem). Por isso, existem algumas coisas importantes que você deve avaliar antes de escolher o host em que você hospedará o seu blog. Aqui vão os fatores de como criar um blog, isso pode ajudar você a escolher melhor.

Os fatores são na hora de escolher um host e entender como criar um blog:

Preço – Como Criar um Blog

É o primeiro fator pelo qual nós queremos chamar atenção, pois o mais barato provavelmente, não será a melhor escolha. Portanto, priorize os outros atributos do serviço de hospedagem antes de avaliar o preço.

Suporte Técnico – Como Criar um Blog

É fundamental que o fornecedor de hospedagem te dê suporte técnico, afinal você está começando e, muito provavelmente, não tem experiência de como tudo isso funciona. Então, ter a ajuda de especialistas é extremamente importante.

Verifique como funciona o suporte, se você precisa pagar mais, onde você entra em contato com o suporte, como o suporte te atenderá, se será uma pessoa, um robô ou simplesmente uma página de ajuda.

Domínios e armazenamento – Como Criar um Blog

É necessário ter em mente qual o tamanho do seu blog. É um simples blog pessoal (próprio blog) ou é um blog para a sua empresa? Quantos projetos você está planejando colocar de “pé”?

Identificar suas reais necessidades, não só de curto prazo, mas de médio e longo também, são essenciais para que você tome a melhor decisão possível em relação ao tipo de host que você vai contratar.

Interface do Painel de Controle – Como Criar um Blog

Verifique se a interface do painel de controle é amigável, se você entende as coisas que estão descritas nele e se você conseguirá mexer sem grandes problemas. Às vezes você só percebe que fez uma má escolha porque não entende o painel de controle depois que já contratou o serviço.

Agora, vamos aos hosts disponíveis no mercado que é um passo importante de como criar um blog.

Hostnet – Como Criar Um Blog

Hostnet é uma empresa de hospedagem brasileira que foi fundada em 2001. Ela valoriza as ferramentas open-source, pois são inovadas periodicamente. Além disso, é uma empresa que ajuda na produção de diversos conteúdos gratuitos, como por exemplo, um curso de WordPress no youtube.

Locaweb – Como Criar Um Blog

Também é uma empresa brasileira e muito famosa. Ela oferece diversos tipos de serviços de hospedagem, seja site, blog, email.

Ela oferece qualquer tipo de serviço relacionado a hospedagem. Como falei anteriormente, é preciso saber exatamente o que você precisa, por isso ela oferece tudo o que você pode precisar como registro de domínio, certificado de segurança, bancos de dados, criador de sites e pacotes de e-mails para uso profissional.

Instalação do blog – Como criar um blog

Depois que você selecionou seu CMS e criou seu blog, já escolheu onde ele será hospedado é preciso instalar para que ele comece a funcionar e seu público-alvo comece a ver suas postagens.

A instalação é feita de dois jeitos, one-click install e manual.

One-click Install – Como Criar um Blog

Alguns servidores de hospedagem já oferecem esse serviço. Basta ir até o painel de controle e verificar como faz para instalar. Caso tenha dúvida de como faz, entre em contato com o suporte da empresa que você contratou o serviço.

Instalação Manual – Como Criar um Blog

Se você optou por escolher a plataforma de criação de site WordPress a instalação manual dele é simples, não fique preocupado caso seu host não tenha o one-click install.

1. Baixe a última versão do WordPress.

Quando você clicar em baixar, ele irá fazer um download de um arquivo compactado (.zip), descompacte-o na pasta que preferir.

2. Crie um banco de dados

Baixe o arquivo MySQL Data Base Wizard na internet. Depois que baixar, só precisa clicar em “create database” -> “create database users” -> “add user to database”.

3. Suba os arquivos

É preciso fazer o upload dos arquivos que você baixou no primeiro passo para o diretório onde está o seu blog irá rodar. Você pode usar um FTP, é mais prático.

4. Instale o WordPress.

Depois de instalar os arquivos e o banco de dados, só é preciso ir até o endereço do install.php. Provavelmente vai ser algo como “www.seudominio.com.br/wp-admin/install.php”.

5. Crie os conteúdos

Quando o setup terminar de rodar, aparecerá uma tela escrito “bem-vindo”. É nesse local onde você preencherá o título do seu blog, seu usuário, sua senha e seu e-mail. Depois de fazer isso, você será direcionado à página de dashboard.

SOBRE NÓS

A Digitalize Now é uma startup de Marketing Digital para pequenas empresas. Viemos trazer o mundo digital para aqueles que precisam dele, sem gastar muito.

SAIBA MAIS
SIGA-NOS

Quer fazer uma avaliação gratuita da sua empresa?

Muito obrigado! Em breve, entraremos em contato com você.
Oops! Something went wrong while submitting the form.