15/3/2021
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Google

Como aparecer no Google?

Como aparecer no Google é uma dúvida que acomete muitos pequenos empresários que entendem o potencial do site e querem aparecer lá! Neste conteúdo, abrimos o jogo sobre os principais fatores para aparecer no Google.

Como aparecer no Google?

Neste artigo eu vou te mostrar algumas dicas infalíveis de como aparecer no Google e também, mostrar como você irá aparecer nos primeiros resultados de busca. Consequentemente, é encontrado por potenciais clientes nesse maior buscador.

Saber como aparecer no Google não é tão difícil quanto parece. Apesar de ser algo obrigatório hoje em dia para qualquer tipo de negócio, muitas empresas ainda não conhecem o poder que você constrói ao ser encontrado diariamente por pessoas, mas para que isso aconteça você precisa seguir algumas dicas, como empregar estratégias de SEO.

O SEO é uma forma de otimização que irá fazer seu site aparecer na primeira página dos buscadores.

E se você é uma dessas pessoas que ainda não conhece ou quer ter melhores resultados, precisa ficar aqui comigo e ler o artigo até o final, porque eu vou te mostrar como aparecer no Google com eficácia.

O que é SEO?

O SEO (Search Engine Optimization) com certeza é um bom site caso você queira saber como aparecer no Google.

Ele  é um conjunto de técnicas com o objetivo de melhorar a visibilidade do seu site em mecanismos de busca como o Google, BING e Yahoo, gerando um aumento de tráfego orgânico para sua página. Sem tráfego, é extremamente difícil e quase impossível gerar leads e vendas.

Etapas da otimização

1. Pesquisa de palavra chave

É a primeira etapa do processo SEO. Isso porque precisamos compreender o comportamento de busca da nossa persona.

Não há 100% de certeza nas palavras-chave mais buscadas. É nesse momento que o Google consegue nos ajudar.

O Google, como sabemos, se tornou um enorme banco de dados de intenções dos usuários. São realizadas milhares de buscas na plataforma todos os dias que, por sua vez, armazena esses dados e permite que consultemos.

Através da ferramenta Planejador de Palavras-Chave do Google Ads, é possível explorar quais palavras-chave apresentam maior volume de buscas e, ainda, conseguimos ter novas ideias de palavras-chave de maior relação ao nosso negócio.

2. SEO on page

A segunda etapa de como aparecer no Google através de um projeto de SEO é a Otimização On Page. Como o próprio nome sugere, trata-se de uma otimização realizada “dentro”  do próprio site.

3. Conteúdo

A terceira etapa de como aparecer no Google através do SEO é o conteúdo e aqui falamos, principalmente, da qualidade do conteúdo produzido.

O Google busca trazer resultados de busca relevantes. Então, quanto mais qualidade seu conteúdo possui, maiores chances do algoritmo considerar suas páginas.

Um conteúdo de qualidade e relevante é aquele que consegue inserir a sua persona como a peça central na estratégia da produção de conteúdo. É compreender realmente e profundamente suas principais necessidades e dores, seus desejos e aspirações para que, a partir disso, possa criar conteúdo relevante.

4. Link Building

No começo, o Google criou o Page Rank, nada mais que um mecanismo que conseguia dar relevância a uma página com base nos outros sites em que linkavam para ele.

O algoritmo do Google conseguia avaliar tanto a quantidade como a qualidade desses links, montando um ranking contendo os melhores.

Então, quanto mais e melhores links apontarem para o seu site, mais relevante ele se tornará.

E ao falar em qualidade de links fala-se de sites que sejam relevantes e relacionados ao seu nicho apontando para o seu site.

5. Análise e monitoramento

Essa etapa de como aparecer no Google com uma otimização SEO visa tirar insights estratégicos dos dados obtidos após rodar o plano durante um determinado tempo.

É importante observar que essas etapas de um projeto de SEO não possuem fim e sempre são retroalimentadas, então, a etapa de análise dos dados é mais do que necessária para fazer ajustes e visualizar oportunidades.

Hoje existem diversas ferramentas que auxiliam os profissionais de SEO na análise e monitoramento dos resultados de suas ações.

Entre elas temos:

  • SEM Rush
  • SEO Moz
  • Ahrefs

Dicas infalíveis para aparecer na primeira página do Google

O Google procura apontar os melhores resultados para cada busca realizada, dessa forma ele ganha a nossa confiança. Caso você esteja em busca de respostas sobre como aparecer no Google, a primeira delas é causar uma boa impressão para o algoritmo. Para que isso aconteça é fundamental que você:

  • ofereça conteúdo de qualidade;
  • funcione em diversos tamanhos de tela;
  • cadastre sua empresa no Google Meu Negócio.

Para obter melhores resultados, siga as dicas abaixo:

1. Indique páginas que não devem ser rastreadas

Você pode indicar para o Google páginas internas que provavelmente não sejam interessantes exibir nos resultados de buscas, como informações confidenciais, por exemplo.

É recomendado, essa prática para mostrar ao algoritmo que o seu site possui páginas que deseja que não sejam encontradas.

2. Nomeie de forma adequada as páginas do seu site

O rastreamento de sites é feito através do Googlebot e a ideia é que ele tenha a experiência que qualquer outra pessoa.

Suas páginas falam sobre o que? Nomeie as páginas e seções do seu site de forma clara, objetiva e precisa. Vale a pena, inclusive, realizar testes para compreender como é a experiência do usuário no seu site e reunir insights do que deve ser melhorado.

3. Crie resumos sobre o conteúdo

Você, talvez, não tenha ouvido falar em snippet, meta tag ou “description”, porém  você já conhece tudo isso na prática.

Quando realizar uma pesquisa no Google veja que os resultados são sempre exibidos com um título, link e descrição. Isso é fundamental para promover um negócio no Google, então, as páginas do seu site ou o conteúdo precisam ter uma breve descrição, como se fosse um resumo que descreve o que há naquela página.

4. Mostre o conteúdo de forma hierárquica

Imagine que você está vendendo um determinado produto. Para que seja possível conquistar o cliente você precisa destacar as principais funcionalidades e diferenciais, falar sobre os valores, formas de pagamento, seguros, etc.

Sem perceber você está estruturando as informações e destacando aquilo que é mais importante.

Na internet as informações devem seguir essa lógica também. Por esse motivo, é importante estruturar todo o conteúdo presente no seu site. A recomendação é utilizar tags de cabeçalho para auxiliar o usuário e o algoritmo a compreenderem melhor as informações. Mas, procure evitar: cabeçalhos muito longos, desnecessários e até mesmo excessivos.

5. Adquira backlinks internos e externos

Outra dica de extrema  importância para quem busca respostas sobre como aparecer no Google é o uso de links internos e externos.

Eles  favorecem e complementam a experiência do usuário, por isso são bem-vistos pelo Google. É preciso ter muito cuidado. Nunca utilize links que não levarão o usuário a lugar algum.

Você já sabe esses passos básicos de como aparecer no Google, então é hora de verificar se o seu site atende aos requisitos que citei neste artigo.

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