Atualmente, mais de um terço da população usa e-mails, porém esse uso começou por volta de 1990, onde a internet massificou o e-mail marketing, fazendo com um novo jeito de se comunicar fosse criado.
Essa prática continua crescendo muito, fazendo com que boas práticas fossem inseridas para que os e-mails enviados não fossem parar na caixa de spam.
Então algumas dicas foram criadas, para que o desempenho das empresas aumentasse gradativamente:
Dessa forma o seu cliente se sentirá seguro para fechar negócios com você, porque irá entender que você estará sempre disposto a ajudá-lo e a entregar sempre o melhor.
Com uma ortografia correta o seu cliente terá mais disposição para ler um texto coeso, que tenha ótima pontuação, escrita e concordância.
Escrever em caixa alta pode passar a impressão de estar com pressa, estar bravo ou até mesmo parecer grosseiro, fazendo com que as pessoas tenham receio de criar um relacionamento com a sua empresa.
Mandar um e-mail com um visual bonito, bem estruturado e pensado pode atrair até inconscientemente mais pessoas atenciosas a lerem. Em contrapartida algo pouco estruturado e mal pensado pode acabar afastando clientes por falta de interesse.
Uma campanha de e-mail marketing é uma comunicação por meio de e-mails entre uma empresa e um cliente e é muito importante para o desenvolvimento da empresa pois ela permite que você possa atraia mais pessoas, gerando mais leads e fechando mais negócios.
A campanha de e-mails pode chegar até o seu cliente em forma de texto ou até mesmo HTML, (Hypertext Markup Lenguage), que é uma marcação de hipertexto, que serve para desenvolver páginas e documentos eletrônicos. Além disso, permite que seja possível criar e estruturar seções, gerar links, entre outros.
Aliás, a campanha de emails é uma ótima forma de estar sempre conectado com seus clientes, podendo oferecer promoções, conteúdos e informações, fazendo com que aumente a relação com seus consumidores, tendo mais oportunidades de vendas.
Um bom profissional de marketing, além de conseguir criar estratégias de marketing mais atraentes, tem que saber como trabalhar com métricas de avaliação de campanha, taxa de abertura e taxa de cliques (CTR), que são ótimas formas para saber se estão indo bem ou mal.
Uma boa campanha de e-mail marketing introduz uma pessoa interessada para dentro do "funil de vendas".
Um funil de vendas, também chamado de pipeline, é uma tarefa muito estratégica para o fechamento de negócios e em um modo bem básico é possível analisar todo o processo de venda, onde:
O e-mail marketing possui diversas formas de comunicação, podendo ser newsletter, automação de e-mails, cartões comemorativos, marketing promocional, atualizações de blog, avisos úteis, venda de um produto, atualizações, marketing transacional, entre outros.
Newsletter é uma ótima função para empresas que estão iniciando, pois é um dos formatos mais tradicionais do e-mail marketing, sendo uma boa forma de melhorar o relacionamento com os clientes e lead. O newsletter pode chegar a qualquer pessoa em qualquer estágio do funil de vendas e, fazendo isso com proximidade e leveza, é possível oferecer algo valioso a qualquer pessoa do funil.
Trata-se do envio periódico de e-mails, fazendo com que as pessoas se mantenham atualizadas e mais próximas de sua empresa.
Um aspecto muito importante desse estilo é a possibilidade de analisar suas estatísticas pois é possível ver quais conteúdos são mais clicados, quais deveriam ser mais aprimorados, quais não estão dando lucro. Além disso, é importante os conteúdos desse e-mail eduquem e informem desde as pessoas que estão no início, querendo saber um pouco mais sobre a empresa até as que já estão mais avançados querendo comprar mais produtos.
A automação de e-mail marketing é umas das ideias mais utilizadas pelo mundo do marketing. Enviar e-mails automáticos pode melhorar ou até mesmo criar um relacionamento com seus leads ou clientes.
A ideia da automação de e-mail marketing é muito mais do que simplesmente enviar e-mails, é criar uma afinidade com um cliente, fazendo com que ele sempre queira voltar até a sua loja.
Essa automação é diferente do newsletter porque agora você utilizará mensagens mais certeiras e objetivas e, dependendo do seu objetivo, é possível utilizar essa ferramenta para avisar um desconto, aumentar seus cliques ou até mesmo enviar produtos que as pessoas estão procurando, tudo de acordo com as suas estatísticas.
E-mails promocionais são muito comuns pois servem para promover uma oferta, uma venda de produtos ou até mesmo serviços.
No marketing promocional é muito importante utilizar as informações do newsletter, visto que assim, você irá saber qual produto terá mais chance de compra para cada pessoa, sempre pensando para quem esses e-mails são encaminhados e, principalmente, se a pessoa gostaria de receber uma promoção sobre esses produtos.
O e-mail transacional são pequenas ajudas ao consumidor, onde e-mails são enviados com uma mensagem para responder quando ocorre uma transação ou cadastro no site.
Um bom exemplo é quando um cliente se esqueceu da senha de login, então o e-mail transacional ajuda o consumidor a criar uma nova senha.
Esse tipo de marketing tem seu lado bom e seu lado ruim, visto que quando o cliente precisa de ajuda ele já está esperando uma resposta sua, sendo assim, é certeza que irão abrir seus e-mails. Contudo, se você não os enviar, o consumidor ficará decepcionado, sendo possível até perder a relação que vocês tinham.
Esperamos que essas dicas já seja possível começar a implementar uma campanha de e-mails em sua empresa. Mas preste sempre atenção nas boas práticas e dê sempre o melhor aos seus clientes!
A Digitalize Now é uma startup de Marketing Digital para pequenas empresas. Viemos trazer o mundo digital para aqueles que precisam dele, sem gastar muito.