22/6/2021
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Inbound Marketing

Automação de e-mails: qual a vantagem?

A automação de e-mail é uma das mais poderosas ferramentas de nutrição de leads. Com automações bem montadas, você consegue levar um lead do topo até o fundo do funil, apenas com tarefas automatizadas. Não é incrível?

Automação de e-mails: qual a vantagem?

Qual é a vantagem de utilizar a automação de e-mails? Essa estratégia pode melhorar o desenvolvimento da sua empresa? E quais ferramentas você pode utilizar para implementar a automação?

Sim, essa estratégia de marketing digital é importantíssima, para ter melhores resultados em seu negócio, fazendo com que você queira cada vez mais utilizá-la.

A automação de e-mails é a utilização de uma plataforma digital para automatizar os envios diretos para seus clientes. Ou seja, quando uma pessoa se tornar um lead, preenchendo um formulário ou até mesmo baixando seu e-book, ele começará a receber e-mails automáticos, que a sua equipe de marketing formulou, para que possa sempre estar informado e atualizado sobre sua empresa. Essa é uma ótima ferramenta pertencente a estratégia de Inbound Marketing, pois faz realmente a filosofia do marketing de atração.

Além disso, com a utilização dessa estratégia de marketing, será possível ter mais acesso a recursos que antes seriam muito difíceis de serem analisados, como lead scoring, analytics, e outras ferramentas que permitirão que sua equipe de marketing seja cada vez mais precisa e eficaz.

Então com a automação de marketing, é muito mais fácil nutrir seus leads e fazer com que eles cheguem até o processo final, a compra.

Qual é a diferença entre e-mail marketing e automação de marketing?

O e-mail marketing é a utilização do e-mail para uma comunicação da empresa com o cliente. Embora seja considerado ultrapassado por alguns especialistas de marketing, ele é muito importante para implementar um plano de ação.

Essa estratégia é diferente da automação, justamente porque não é automatizada, então possui diversas desvantagens em relação à automação de marketing, alguma delas são:

1. Consome mais tempo

Essa é uma das maiores desvantagens, pois a sua equipe de marketing terá que fazer tudo manualmente, o que demanda muito mais tempo. Por isso é melhor investir em uma ferramenta de automatização e enquanto gera e nutre cada vez mais leads, pode investir em algo que precisa de mais atenção em sua empresa.

2. Acompanhamento dos leads

Todos concordam que saber realmente o nível de interesse de um lead é essencial, porém com o e-mail marketing essa tarefa se torna muito complicada, pois você só poderá analisar alguns resultados, como taxa de abertura e taxa de cliques. Isso faz com que você não tenha certeza de que aquele lead está perto de comprar algum produto ou serviço seu.

Entretanto, com a automação de marketing, você tem mais resultados a sua disposição, fazendo com que já saiba onde precisa aumentar o fluxo de nutrição e qual já está mais perto de realizar uma compra em um funil de vendas. Além disso, você terá menos contato com seus leads, pois ao ter muitos contatos, fica bem mais complicado se conectar, auxiliar e atualizar todos.

Então investir em um fluxo de automação de e-mails é muito melhor e faz com que sua empresa tenha um desenvolvimento muito mais veloz e consiga cada vez mais leads.

Como implementar a automação de e-mail marketing em sua empresa?

A automação de e-mail é importantíssima para quem quer diminuir os gastos de sua empresa, quem deseja adquirir mais clientes, pagando menos e produzindo muito mais, essa é a ferramenta correta.

1. Planejamento

O planejamento é essencial, para saber qual é a necessidade do seu cliente. Primeiramente encontre o seu objetivo e elabore as possíveis mensagens para cada situação, seja uma mensagem de boas vindas, aviso de novas publicações, recuperação de contato, agradecimento por comprar, entre outros diversos assuntos.

Empresas que possuem um bom planejamento têm muito mais vantagens em relação as que não, pois uma empresa organizada, com um planejamento concreto, tem certeza de qual é o seu objetivo e tem um percentual de vendas bem mais alto do que as que não possuem.

2. Montar e estruturar o fluxo de automação

Ao definir essas automações, estará definindo um determinado destino para os seus leads, ao montar o fluxo de automação, sua empresa ficará bem mais organizada, não enviando e-mails errados por exemplo.

Seria péssimo se sua empresa precisasse mandar um recado de boas vindas para o Pedro, porém acaba mandando um recado para a Maria que já é cliente há muito tempo

Alguns fluxos podem ser:

  • Gatilhos de destino
  • Definir tempo de adquirir um material para enviar outro e-mail
  • Definir se determinadas ações geraram outras ações automáticas
  • Direcionar um lead para um determinado conteúdo

Quais ferramentas são boas para fazer a implementação da automação de e-mails?

Agora, veja 30 ferramentas para você que deseja implementar a automação de e-mails em sua empresa:

  1. Customer.io
  2. Constant Contact
  3. Hubspot
  4. Pardot
  5. Adroll
  6. Marketo
  7. Dialog Tech
  8. Oracle Eloqua
  9. Bizible
  10. Act-On
  11. Lead Square
  12. Bremy
  13. Infusionsoft
  14. Genoo
  15. Sales Fusion
  16. Buzz Portal
  17. iContact
  18. Buzz Builder
  19. Net Results
  20. Green Rope
  21. Mail Chimp
  22. Gliffy
  23. Jumplead
  24. Sharp Spring
  25. RD Station
  26. Lead Lovers
  27. Sendinblue
  28. Active Camping
  29. Fleeg
  30. Mautic

Bom, com essas dicas você já pode começar a implementar a automação de e-mail marketing em sua empresa.

Então aproveite a oportunidade, escolha uma dessas ferramentas e invista em sua empresa. Automatize seus e-mails e enquanto eles trazem muitos leads para sua empresa, invista em outra coisa que sua empresa necessita, para que assim você esteja sempre melhorando o seu negócio

Não se esqueça, a automação de e-mails é importantíssima para quem trabalha com inbound marketing.

Análise sempre o seu banco de dados, veja onde é necessário melhorar, utilize as Landing Pages, Lead scoring, analytics, taxas de abertura, taxas de cliques, redes sociais, para trazer mais tráfegos orgânicos, análise toda a jornada de compra do seu lead, para que assim você possa entender onde deve melhorar, ou onde está dando mais certo, gerando mais lucros e também tenha uma boa estratégia de marketing digital.

Trabalhe sempre com um objetivo e tente sempre alcançá-lo, criei uma persona e tenha uma boa equipe de marketing, bem organizada e dividida, para que assim a sua automação seja ainda mais certeira e lucre muito mais do que manualmente.

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