23/4/2021
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Marketing Digital

Os 4 P's do Marketing: entenda o conceito de uma vez por todas!

Os 4 Ps do Marketing são: produto, preço, praça e promoção. Cada um desses P's pode classificar muito bem a sua estratégia de Marketing para a divulgação do seu produto ou serviço. Aprenda tudo sobre esse conceito criado em 1960!

Os 4 P's do Marketing: entenda o conceito de uma vez por todas!

Seja em casa, na internet ou na rua, todos somos diariamente impactados por várias ações de marketing de diferentes empresas. Entretanto, definir o que é o marketing em poucas palavras é uma tarefa difícil, mas podemos dizer que se trata não apenas da venda de um produto ou serviço, mas sim de tudo que diz respeito a planejamento, pesquisa e posicionamento de mercado, por exemplo.

Se o seu objetivo é dominar o mercado, se tornar referência e marcar a vida do seu consumidor, você precisa dominar a ciência do marketing. Uma boa estratégia de marca busca gerar valor para ambas as partes envolvidas no processo: o consumidor e a empresa. A definição de marketing que a American Marketing Association (AMA) traz é:

“Marketing é a atividade, o conjunto de instituições e os processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral.”.

O marketing reconhece as necessidades e desejos que não foram preenchidos. E, embora existam muitas definições para uma mesma “coisa”, vale ressaltar que todos os caminhos levam à Roma. Ou seja, todas as definições não anulam o objetivo central de qualquer empresa: o lucro.  Embora também possa ser utilizado por instituições que não visam fins lucrativos, como ONGs, por exemplo.

Mas estamos aqui para te dizer que existem muitas nuances entre o marketing e o resultado que também precisam ser foco dessa conversa.

Os 4 P’s do Marketing

Trata-se de um conceito criado pelo professor Jerome McCarthy e bastante propagado por Philip Kotler. Representa 4 pilares básicos de qualquer estratégia de marketing e, embora pareça simples, exige muito trabalho e pesquisa para que o resultado esperado seja alcançado.  

Os 4P’s são: produto, preço, promoção e praça. Seu conceito é amplamente visto como uma estratégia de sucesso, mas para tanto, devem ser estipulados para cada segmento-alvo que a empresa definir, a partir das definições de posicionamento da marca para cada um deles.

Produto

O conceito de produto compreende que aquilo que você tem a oferecer (o seu produto ou serviço) tem como obrigação satisfazer o cliente em níveis de qualidade, preferências, inovações, benefícios e satisfação do cliente.

O seu produto ou serviço entrega esses pontos quando você consegue compreender os problemas que ele resolve, além de seus benefícios.

A estratégia de marketing adotada, transmite para o consumidor uma mensagem que necessariamente precisa ser entregue através da experiência dele com o que você oferece. Do contrário, a experiência será frustrante.

Por isso, neste momento, você já deve ter um determinado domínio da sua persona, principalmente sobre seus sentimentos. Ações como desenvolvimento de persona e pesquisa de mercado, nesse momento, são mais do que fundamentais para entender o que o seu consumidor espera da sua marca.

Preço

Embora as pessoas pensem que a parte da precificação de um produto seja, basicamente, calcular os gastos de produção, distribuição, divulgação pessoal e venda, dividir pelo número de produtos vendidos e acrescentar uma margem de lucro, não é bem por aí.

Este não se trata apenas do processo de produção e venda, existem muitos fatores relativos que também precisam ser pensados. Ainda que seja necessário analisar a lucratividade e o preço dos concorrentes, deve se atentar a como o consumidor vai absorver essa informação.

O mercado define o preço, mas o cliente que define quanto está disposto a pagar e, por isso, mais do que se atentar a calcular o preço do seu produto, é necessário que o seu produto tenha valor agregado. Entenda que a oscilação do preço está sim ligada ao posicionamento da sua marca ou produto no mercado.

Marcas que geram mais valor e se diferenciam da concorrência, em geral, são capazes de ter uma margem para trabalhar o preço pois, mesmo que seu produto ou serviço seja mais caro que a concorrência, entregam algo que, em outra marca, o consumidor não consegue encontrar.

Praça

Trata-se de como o seu produto ou serviço é fornecido ao cliente. Trocando em miúdos, se refere ao meio de distribuição.

Esse fator pode influenciar facilmente na decisão de compra. Mesmo que o seu produto ou serviço desempenhe um papel incrível para seu consumidor, de nada adianta se ele tiver dificuldade de acessar o local de distribuição do seu produto.  Por isso, mais uma vez, saiba onde sua persona está ou até onde ela está disposta a ir para consumir seu produto.

Equilibrar o produto, o preço, o local e o horário é fundamental para que você se posicione no mercado de maneira correta e eficiente.

Promoção

É a maneira com a qual você vai divulgar o seu produto e se comunicar com seu público para criar uma conexão entre ele e a marca a fim de despertar seu interesse por ela. Aqui estamos falando de todas as estratégias e táticas de comunicação estabelecidas pela sua equipe de marketing.

Entretanto, é de bom tom lembrar que marketing e promoção são coisas distintas. A promoção é a apresentação de toda função de marketing.

Tipos de marketing

Cada tipo de marketing exige uma determinada estratégia, que é realizada por um determinado canal que, por sua vez, tem uma determinada abordagem que precisa ser adotada pela empresa. Não entendeu? A gente explica.

É bom lembrar que cada pessoa é um universo de singularidade e, a maneira com a qual nos comunicamos uns com os outros também é bem particular. E com o marketing não é diferente.

Marketing Digital

As pessoas estão cada vez mais conectadas à internet e consumindo cada vez mais seus conteúdos. Logo, as marcas precisaram se adaptar a esse novo universo e se jogar de cabeça.

E se essas marcas precisam estar conectadas, o marketing digital vai definir estratégias de marketing para serem aplicadas em seus sites, blogs, redes sociais etc.

As vantagens do Marketing Digital são infinitas e vão desde uma conexão mais próxima com o seu consumidor à uma segmentação mais exata em relação aos seus anúncios. Mas, sem sombra de dúvidas, fazer marketing offline custa bem mais caro e, muitas vezes, pode não atingir o público que você deseja.

Marketing de Conteúdo

Se o seu consumidor está na internet e é bombardeado de informações constantemente, é necessário que o seu conteúdo seja relevante. É aqui, nesse tipo de marketing, que você faz com que sua empresa seja referência e não seja só respeitada.

O marketing de conteúdo trabalha em cima de criar estratégias para produzir conteúdo que auxiliem o seu público-alvo em todo o processo de compra a fim de atraí-lo até sua marca de forma natural e espontânea.

Mesmo que a ideia seja incrível, se ela não tiver uma estratégia bem elaborada, ela não gerará resultados. Por isso, para o marketing de conteúdo é necessário pensar no que escrever, quando escrever, em qual canal promover, em qual formato usar, qual persona atingir e qual resultado pretende alcançar.

Inbound Marketing

A ideia principal aqui é atrair o consumidor e despertar nele um desejo genuíno pelo seu produto ou serviço e assim fidelizá-lo com conteúdos de qualidade.

Para criar uma estratégia de Inbound Marketing, é necessário saber quais são seus interesses, dúvidas e desafios para só então entregar conteúdos que tragam a solução para seus problemas ou o faça notar uma oportunidade onde a solução é exatamente o que sua marca tem a oferecer.

[E-book] O que é o Inbound Marketing?

Outbound Marketing

É, nada mais nada menos, que o marketing tradicional. Que ao contrário do Inbound Marketing, busca o cliente de forma ativa e não produzindo conteúdos que o atraiam para sua marca.

Muito usado em propagandas de TV, no rádio, jornais, revistas, enfim, nos meios de comunicação tradicionais. Mas engana-se quem pensa que este não pode ser usado no meio digital. Banners, e-mails em massa e pop-ups são exemplos de publicidade nessa metodologia.

Mas esses são só alguns dentre muitos outros…

O marketing está em constante mudança e, a todo momento, surge uma nova metodologia, uma nova ferramenta, um novo canal para se comunicar com o público. Por isso é importante que os profissionais de marketing estejam de olhos e ouvidos bem atentos a todas essas mudanças para se manterem atualizados e informados.

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